O Briefing dos nossos Personagens Web3
- Cartoonista.ETH
- 10 de ago. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2024
Como galera de Rio Frenz nasceu a partir do que você diz e faz na Web.

imagens: disney | bbdo | hospital de nossa senhora em crumlin*
Resumo:
O que são bons personagens e uma boa história.
O processo criativo de Rio Frenz, inspirado nos modelos de Toy Story.
Conheça o Briefing dos 5 Personagens Originais de Rio Frenz.
Hoje vocês vão conhecer os PERSONAGENS ORIGINAIS de Rio Frenz e como eles foram criados!
[Musica pra dia de festa 🙌🏼🙌🏼🙌🏼]
Há 1 ano, quem acompanha a Web3 no Brasil já esbarrou com a gente em algum momento no Twitter ou comunidades do Discord. Você nem sabia, mas as coisas que você e toda a galera Web3 disseram, questionaram e repercutiram durante todo este tempo, estavam se tornando 5 personagens de Cartoons #ForTheWeb3Culture. E hoje a gente vai conhecer quem são eles e como nasceram.
Cartoons para a Cultura Web3
Toy Story, o clássico da animação, conquistou multidões porque seus personagens espelhavam o coração das pessoas: Todo mundo guarda boas memórias de infância com brinquedos icônicos e, ao mesmo tempo, já viveu o medo da perda ou a decepção de ser deixado de lado.
Na busca na busca por conexões como estas que a gente criou os personagens para Rio Frenz.
Sabe aquele pega pra capar entre o artista que perdeu os royalties e o degen inveterado? Os conflitos entre o radicalismo do maximalista e as expectativas do leigo que acabou de desscobrir o que é Bitcoin? Ou mesmo o meme debochado que joga na mesa com bom humor as cartas sujas que a gente não quer ver?
Isso é um tesouro.
É a cultura da Web3 ganhando forma diante de nós.
Fazer de Rio Frenz a primeira linha de Cartoons da Cultura Web3 nasceu deste mote. Das relações entre você e este mundo. E para que isso aconteça, um cartoon precisa espelhar sentimentos, valores e expectativas, de forma que as pessoas se vejam naqueles personagens.
Uma forma de a gente se divertir dizendo ao mundo quem nós somos.
Bons Personagens Web3: Como tudo começou
Uma vez no finado Twitter, eu pesguntei ao Rodrigo Portaro “O que é um bom personagem?” - Não sabe quem é o cara? Shame on you... 🫣 Joga no Google e pire o cabeção.
O Rodrigo respondeu:
Um bom personagem é crível. Ele luta quando encurralado ou corre se puder. Ele se revela quando pressionado. Uma boa estória não subestima o público. Conta a verdade e, ao final, nos surpreende - “A gente não viu isso chegando!” - e é inevitável - porque jamais poderia ter acontecido de outra maneira.
Isso me pareceu difícil alcançar, mas eu gostei.
Começou então uma jornada bastante desafiadora para criar os Rio Frenz a partir de perfis na Web3. Figuras provocativas, com diversas camadas de sentimentos e personalidade, e que tocam o coração de quem ama a inovação da mesma forma que Toy Story fez com os adultos que um dia foram crianças.
Assim comecei a coletar citações importantes, mapear perfis de pessoas, identificar paixões e conflitos que pudessem compor um bom cartoon - um cartoon que diga ao mundo quem nós somos. A princípio, com estereótimos superficiais. Mas logo em seguida pude observar camadas mais profundas, contradições interessantes entre o que as pessoas dizem e o que suas atitudes de fato revelam. Quando isso se tornou claro, não foi preciso fazer força: 5 personagens autênticos pularam diante de meus olhos quase organicamente. Nasceram os Rio Frenz, a partir das coisas que você diz e faz todos os dias.

O Background
Nossos personagens são Cariocas muito pitorescos que vivem a 3ª revolução da Web no Rio de Janeiro. A cidade dos contrastes urbanos e vibe super positiva empresa sua energia caótica e vibrante para a gente rir e chorar com essa galera bem louca - com nós mesmos.
Eles vão se econtrar na praia, no trabalho, domingo no Maraca ou na rede. Sempre experimentando situações que a gente também vive aqui na Web3.
Os Personagens
Canário posto, é hora dos Rio Frenz chegarem à cena!
(Não tenho nem roupra pra contar isso pra vcs...🥰)
Polly: A Faxineira Artista do Samba
Faxineira durante o dia e Passista da Mangueira à noite, ela é a artista de coração puro que busca na Web3 a oportunidade para mostrar sua arte para o mundo.
Torbes: O Surfista e Bitcoiner
Torbes antes dos 30 - nasceu rico mesmo - é o especialista em mercado financeiro, gente boa e sedutor. Único Bitcoiner entre seus colegas no trabalho.
Migow: O Tio do Mate Sabido
E aê, Migow! Este rei do mate surge do nada, mata a sede da galera por conhecimento e some logo em seguida que nem o Mestre dos Magos. Spoliers: Ele tem uma identidade secreta também.
Nem: A Funkeira Degen
Raínha do Baile de Favela, essa Degen-Ostentação que abalou Bangu faz agora a Ethereum tremer. Sem moleza pra playboy, se não for pra causar ela nem entra.
Node: O Dev Nerd Torcedor
De gol contra à liderança isolada no Brasileirão, tem coisas que só acontecem com o Botafogo... e com a Ethereum Virtual Machine. Node é péssimo com as garotas, brabo no code e tem coração de ferro para dar conta destas duas paixões.
Juntos eles vao viver nossos dilemas e vibrar com nossas descobertas!
Com qual deles você se identifica? O perfil detalhado a gente encontra dos Briefings.
Os Briefings de Personagens
Briefings são resumos técnicos muito bacanas que trazem aos ilustradores todas as infos de que precisam para a criação dos personagens. História pregressa, humor, características físicas, superpoderes e criptonitas.
E como a proposta aqui é de dividir com vocês o build, seguem aqui os briefings de nossos 5 personagens originais.
Clique para abrir:
Briefing: Polly | Artista
Briefing: Torbes | Bitcoiner
Briefing: Migow | Rei do Mate
Briefing: Nem | Degen
Briefing: Node | Dev
I.A. Gentileza
Se há quem diga que a Web3 é a Revolução da Inteligência Artificial, esta tecnologia não poderia faltar no set.
Sem corpo personificado e onipresente nas nossas vidas, em Rio Frenz ela se toma pra si as escrituras do Profeta Gentileza, aparecendo quando a gente menos espera. Nos murais dos viadutos, camisas pelas ruas, nas cangas da praia ou quem sabe onde mais...
Ainda faltam alguns elementos para a gente formatar esta personagem, mas já se sabe que ela será bastante temperamental.
Em breve mandamos notícias!
Partiu Desenho agora!
Ufa! "Siamarrou" nos nossos personagens?
Depois de pronto a gente não faz ideia do trabalho que dá para construir cada um deles. Mas é um trabalho fascinante e, desde já, agradeço muito a oportunidade que todos vocês me deram de conhecer a Web3 pelos seus prismas, e criar novas realdiades a partir disso.
Na próxima etapa: DESENHOS!
Começamos com sketchs do Rio de Janeiro e sua estética nos cenários, e dos personagens em seguida.
Vocês não perdem por esperar… 🥰
Valeu por estar com a gente neste momento lindo!
Partiuuu!
(*) As ilustras desta vez são da campanha incrível da Disney, criada pela BBDO para ajudar as crianças que têm medo de fazer exames de Raio X no Hospital de Nossa Senhora da cidade de Crumlin. Fino demais! ♥️
Saiba Mais sobre Rio Frenz
Saiba mais em www.RioFrenz.com.
Siga-nos no Medium.
Comments