top of page

Conteúdo do Instagram no TikTok?

Atualizado: 30 de ago. de 2023

Conheça o Fediverso: O futuro das redes sociais.

 
Fediverso: conteúdo do Instagram no TikTok

imagens: midjourney

Resumo:
  • Por que as Redes Sociais são donas do conteúdo que a gente produz.

  • Entenda o Fediverso: Ambiente onde a gente é dono do conteúdo produzido e as pesoas podem acessar por diversas redes sociais diferentes.

  • Conheça alguns Apps que já estão rodando nesta nova tecnologia.

 

Imagine se eu postasse no Instagram, e você curtisse no Twitter, Linkedin ou TikTok?

Tá cansado dos anúncios no YouTube? Assista aos mesmos vídeos no Vimeo!

Esse é o futuro das redes sociais.


Em Sites: As Redes Sociais nasceram fechadas.


As redes sociais nasceram a partir de sites.

A gente publica uma selfie e os caras guardam nos servidores deles. Quem quiser ver ou interagir, precisa acessar o site ou seu app pra isso.

Por um tempo, foi bom. Bilhões de pessoas começaram a produzir conteúdo e interagir de uma forma tão legítima e espontânea como nunca seria capaz de acontecer na TV ou rádio.


Mas com tanto poder na mão, estes sites abusaram da nossa pureza - logo de nós, usuários tão inocentes... 😢

No começo era um anúncio aqui outro ali. Logo se transformaram num verdadeiro “pedágio” pra assistir vídeo. Depois, decidiram que tipo de conteúdo era importante de acordo com quem paga pelos anúncios ou - pior ainda - por ideologia política. De novo, temos um ambiente "deturpado e vigiado" como era a TV antes da internet, só que MUITO mais violento.


A gente é "livre" pra trocar de rede social, desde que abandone o contato com os amigos e conteúdo prodiuzido.

Eu, Cartoonista, paguei este preço. Desde a guerra das eleições em 2022, abandonei minhas redes pessoais, utilizando somente as de trabalho.


Uma nova versão das redes sociais está surgindo pra mudar isso. Era só "coisa de nerd" para muitos, mas quando o Mark Zuckerberg - dono do Instagram - resolveu entrar no jogo, virou brincadeira de gente grande.


Em Protocolos: As Redes Sociais tornam-se abertas.


As novas redes sociais não nascem de sites, mas sim de protocolos. Assim, a gente vai poder interagir com conteúdo de qualquer rede independente do dono. Como quem tem conta no GMail e recebe ou manda mensagem para o Hotmail. Vamos entender essa estória!



Como é hoje

social media today

No padrão atual, nosso conteúdo fica armazenado nos servidores das redes sociais e PERTENCE A ELAS. Para nos conectar com as pessoas, precisasmos de perfis em cada rede.

Estas redes decidem o que vamos ver, quantos anúncios te mostrar ou mesmo se vão tirar tudo do ar e apagar a nossa conta.



Como funciona o Fediverso

fediverse - social protocols

Fediverso é o conceito de "Universo Fedferado" das redes sociais. Aqui, nosso conteúdo fica guardado em servidores COMPARTILHADOS, "falando o mesmo idioma" - utilizando o mesmo protocolo de código aberto. Com isso, nossas publicações e interações ficam acessíveis por várias redes diferentes. É como seu eu pudesse publicar algo no TikTok e meus amigos comentarem no Instagram, por exemplo.

Como na ilustração hipotética acima, redes grandes e consoldiadas podem dividir espaço com redes novas e pequenas. E a gente acessa tudo por um único App ou mais, se assim desejar.

Vantagens das Redes Federadas


1. O conteúdo pertence a você, não à plataforma.

Nenhuma rede poderá apagar seu conteúdo ao excluir sua conta e e elas precisarão te recompensar de alguma forma se quiser utilizá-lo para atrair pessoas e vender anúncios.

Se o seu conteúdo não for relevante para uma rede, ele continua disponmível para todas as outras.


2. Portabilidade

Se o conteúdo é seu, você pode levá-lo para a rede que preferir, assim como faz com o número de seu celular quando troca de operadora. O que você publica, as interações com seu público, seu nome de usuário, tudo isso vai junto contigo para a rede que você escolher. E você pode ganhar dinheiro pela atenção que ele desperta na audiência. Hoje, só as redes sociais e influencers são pagos por isso.


3. Você escolhe o layout ou a Rede
ux - social protocols

Você prefere foco nas imagens, um misto com textos ou é um fã do “arrasta pra cima”? Com os protocolos abertos, você é seus amigos poderão visualizar o mesmo conteúdo o layout da rede que preferirem.


4. Rede pequena acessa conteúdo da grande

O usuário de uma rede bem pequena poderá acessar e interagir com o menos conteúdo das redes grandes. Assim a gente ganha liberdade e não fica mais “refém” das big-techs como hoje em dia.


5. Mais liberdade e menos arbitrariedades

5 anúncios para cada vídeo que vocês assiste?

Uma rede social filtra o conteúdo que você recebe em função de ideologia política do dono?

Estão fazendo uso abusivo dos seus dados pessoais?

O algoritmo da plataforma mudou de novo e não exibe mais seu conteúdo?

Troque de rede. Toda relação abusiva entre as redes e seus usuários se transforma a partir desta concorrência.


O que tem pra hoje?


Este modelo de “Redes Sociais Confederadas” está nascendo agora com várias plataformas em protocolos de código aberto - idiomas com os quais as redes conversam entre si. Alguns já estão acessíveis ao público, em CARÁTER EXPERIMENTAL.

Algumas exigem conexão de carteira Crypto para identificar o usuário, mas outras não pedem isso.

Separei alguns modelos que nos dão uma boa noção da diversidade destes Apps:


No Protocolo ActivityPub:


Este protocolo está bastante amadurecido, e foi escolhido pelo Mark Zuckerberg para a primeira experiência da Meta no Fediverso.

Threads | Microblog
Mastodon | Microblog
Pixelfed | Social Media para Photos

Funkwhale | Social Media para Música

PeerTube | Vídeos


No AT Protocol:


O protocolo de Jack Dorsey, criador do Twitter.

Blue Sky | Microblog


No Protocolo Nostr:


Sendo um dos protocolos mais promissores, o Nostr tem um brasiliero como seu criador, com o condinome "fiatjaf". Ninguém sabe quem é ele de fato, mas reza a lenda que nasceu no sudeste do BR e tem cerca de 30 anos. O website oficial mostra mais de 40 Apps já rodando no Nostr. Confira o sneak peek de alguns deles:

Nos Social | Rede Social com Curadoria

Damus | Microblog

Habla | Textos Longos

Iris | Rede Social Multi-formato

Listr | Listas. Muitas listas

Primal | Social Media para Fotos

Zap | Social Streaming

NostrChat | Mensagens

Nostrends | Trending Topics

Stemstr | Produção Musical

Fountain | Podcast com Recompensas

Highlights | Social Media de "Marca-Textos"


No Lens Protocol


lens protocol - apps

Este é o protocolo queridinho da galera Web3 pois, além do código aberto, o prioriza a interação com projetos da Web3.0, servindo de interface para relacionamento com comunidades NFT. Apesar de poucos Apps, seus produtos são muito refinados.

Para acessar, contudo, é preciso participart do programa de convites ou comprar um token de acesso.

Orb | Social Media Multi-Conteúdo

Lenster | Mídia Social para Desktop

Buttrfly | Explorador de Conteúdo Web3

Lenstube | Social Media para Vídeos

Riff | Social Media para Música

Dumpling | Social Streaming

lens protocol - monetização

imagens: lens protocol | divulgação

Desafios e Próximos Passos


Vimos aqui 4 protocolos onde qualquer desenvolvedor pode criar novas plataformas. A tendência é de que as descobertas de um protocolo aprimorem a tecnologia de outro até que tenhamos um padrão consolidado no mercado. Sem dúvida essa será a maior transformação em nossa comunicação digital desde a chegada das redes sociais em nossas vidas.


As Big Techs que controlam as mídias sociais hoje perdem poder com este movimento. Por isso, talvez elas se recusem adotar os protocolos abertos a menos que não tenham escolha. Por outro lado a Meta - dona do Facebook, Instagram e WhatsApp - anunciou que vai conectar o Threads ao Fediverso, nos apontando um caminho promissor nesse sentido.


Se você é um entusiasta do assunto poderá saber mais a respeito neste vídeo de Max DeMarco. Original em inglês, mas com opção de legenda em português também:


 

Saiba Mais sobre Rio Frenz

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page