top of page

O NFTs se tornaram os novos CDs da America Online?

Atualizado: 24 de jul. de 2023

Para não ter o mesmo destino, precisamos olhar para o longo prazo.

 

imagens: pexels


Resumo:
  • Como o trabalho de curto prazo nos ajudou a fazer maravilhas mas comprometeu também a nossa credibilidade.

  • Como os Criadores podem dizer adeus do Hype.

  • Como pensar a criaçã na Web3 sob estratégias de longo prazo.

 

Vamos vender 10.000 NFTs e ficar ricos? Só se for agora! Criar 10.000 obras de arte leva muito tempo, então um computador vai gerar gera milhares de modelos combinando centenas de traits e vamos chamar isso de Arte Generativa! Eles podem parecer bizarros às vezes, mas... Quem se importa? Vamos mintar tudo diretamente no marketplace, assim não nos preocupamos com contratos inteligentes.

Afinal, quem liga pra regras em códigos que vão durar para sempre na blockchain? O mais importante é que vamos dar sold out em um dia, ficar famosos e encher nossos bolsos no maior hype de especulação financeira da história graças à magia da Web 3.0. 🚀


Mas peraí!...

E se milhões de pessoas tiverem a mesma ideia? 😳



Quiemando as nossas calças por um boost extra

Calma, pessoal, estamos só brincando!

Mas sim, é desta maneira que nós (criadores da web3) somos vistos por uma parte do mundo.


É incrível o que fizemos no alvorecer deata era. Vidas de milhões de pessoas foram completamente transformadas em muito pouco tempo graças à Web3. As promessas sedutoras de curto prazo, no entanto, cobram seu preço. E na sede por entregar resultados ao final do dia, nos perdemos em nossos próprios objetivos:


  • Estrelamos casos globais de sucesso que perderam 90% do seu valor de mercado na semana seguinte;

  • Sem tempo para avaliar direito, resolvemos tudo com soluções paliativas ou escondemos os problemas debaixo do tapete;

  • Saturamos o mercado com utilidades inúteis, enquanto a maioria das decisões de compra são baseadas exclusivamente no hype;

  • Quebramos a promessa de “Community First”, com decisões arbitrárias sobre royalties, CC0 e pontes entre blockchains e outros bichos.


Neste ambiente cheio de dúvidas, pessoas de valor observam à distância. A porta está aberta. Muitos querem entrar, mas têm medo também.

A credibilidade da Web3 foi comprometida em muitos pontos neste sprint inicial. Somos como o carvoeiro que joga as calças na fornalha para conseguir um impulso extra à locomotiva.


Amigos, precisamos de TEMPO.


Diga adeus ao Hype


Este sacrifício não foi em vão.

Com estratégias de curto prazo, pudemos superar os obstáculos na floresta densa e abrir as estradas de terra por onde andamos hoje.

Foi incrível! Mas é hora de pavimentar rodovias.


Comece dizendo adeus ao hype.

Pode ser divertido passar um fim de semana ou dois em uma barraca na praia, mas para criar filhos, as pessoas procuram uma casa sobre rocha sólida. Investir na Web3 é parecido com isso.


Há obstáculos cuja solução não estão ao nosso alcance como indivíduos. Para estes, precisamos dar tempo ao ecossistema. Para que ele naturalmente amadureça.

Dê uma olhada nas plataformas sociais, por exemplo:


Se a experiência do usuário do Discord é um labirinto para usuários avançados, para um recém-chegado à Web3, o próprio Minotauro parece estar à espreita na próxima esquina.

O Twitter luta com a gestão imatura, o viés politizado e os criadores (OMG) ameaçados de suspensão por postar links para outras plataformas.


Todos concordam que isso restringe o acesso ao público e subqualifica o trabalho do criador. É difícil conduzir algo valoroso em um ambiente de negócios como esse.


Plataformas descentralizadas como Lens Protocol e Blue Sky estão chegando. Seus potenciais podem tornar o Discord e o Twitter obsoletos, mas precisamos de tempo para isso.


Tempo que também é necessário para:

  • Consolidação do papel e da vocação natural de cada blockchain;

  • Regulação e redução das flutuações cambiais para criptomoedas;

  • Acessibilidade ao público em geral;

  • Ajustes de Legislações como, por exemplo, para a propriedade intelectual compartilhada.

O papel dos Criadores em Estratégias de Longo Prazo


Nosso mercado vai mudar muito quando todas essas pequenas coisas estiverem rodando legal. Até lá nós, criadores, temos o importante papel de tornar o ambiente de negócios Web3 mais maduro também. E podemos arregaçar as mangas desde já:



  • Antes de decretar a vida ou morte do nosso projeto a um sold out em 3 dias, o que podemos fazer para mantê-lo relevante quando todo esse frenesi acabar? [Acredite em mim, isso vai passar.]

  • Em vez de manter nossos NFTs respirando 15 dias a mais com uma nova utilidade inútil, que tal explorar os sonhos e desejos das pessas, fazendo de nosso projeto a ponte perfeita entre seu público e esta nova realidade?

  • Antes de convencer as pessoas do valor da arte produzida por máquinas com o toque de um botão, que tal explorar o coração humano e criar arte a partir da cultura de um grupo? Transformar cada peça em um símbolo vivo daquilo em que eles acreditam? PS: Não há problema em contar com a ajuda de máquinas para isso também! 🥰

  • Em vez de esgotar nossas energias tentando engajar as pessoas em nossas comunidades, por que não dar às pessoas a chance de contar suas próprias histórias? Dar voz ao calor que fala silenciosamente em seus corações e com isso, permitir o crescimento espontâneo desta comunidade?

  • Em vez de ressuscitar velhos dilemas soviéticos como "arte útil", por que não nos concentrar em tornar nossa arte interessante?

  • Em vez de dizer ao mundo que valemos tão pouco, distribuindo nosso NFTs gratuitamente, por que não mostramos nosso valor, a ponto de as pesssoas pagarem por nossos NFTs? Por que não transformar outros desejos do público em uma nova oportunidade de renda?


Atitudes como essas nos protegem contra tempestades momentâneas e gradualmente constroem a credibilidade que nosso ecossistema. Precisam para se tornar cada vez mais relevante a novos públicos, criadores e investidores.

Quando a Web1 nasceu, a América Online distribuiu CDs gratuitos com drivers de acesso para que as pessoas pudessem acessar a internet pela primeira vez. Foram distribuídos tantos kits padrão, que se enviássemos o lixo da Terra para um satélite no espaço, ele brilharia mais do que a Lua, só por causa dos CDs da América Online.

Os NFTs acabaram cumprindo essa função de boas-vidas e acesso de milhóes de pessoas na Web3. Temos a escolha entre aprender com os erros do passado ou ver nosso trabalho perecer no mesmo destino.

Se nosso trabalho cresce em volume, mas não em valor, podemos vê-lo no cesto de lixo.


Sim, fren. Ser um Criador nos primeiros dias da Web 3.0 é um grande desafio. Mas, como disse a Naval Revikant, jornadas de 40 horas semanais são uma relíquia da Era Industrial. Trabalhadores do conhecimento funcionam como atletas:

Treino, Sprint Descanso e Reavaliação.

 

Este é o texto 01 de 04, escrito para o Bankless Academy Writing Cohort com Grant Nissly.

 
Saiba Mais sobre Rio Frenz








22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page