top of page

O que é um NFT?

Atualizado: 25 de jul. de 2023

Do jeito mais apavorante que você puder imaginar.

 
o que é NFTs

imagem: midjourney e warner

Resumo:
  • As principais aplicações dos NFT na vida prática, fácil de entender e sem aquela chatice que as pessoas falam na internet o dia inteiro.

 

Disclosure: Sim, eu poderia não apelar para o click bait mas, se não apelasse, você não leria isso. Então por sua culpa eu tenho que me sujeitar a uma coisas dessas. Faça valer a pena.


Alvo do amor da tribo Web3, e do ódio de meros humanos, o termo NFT é usado pra tanta coisa diferente que é normal a galera ficar louca tentando entender o que é isso.

Mas relaxa. A gente reuniu aqui as principais definições sobre o tema e o que pode acontecer na sua vida quando os NFTs finalmente dominarem o mundo.

Assim você já se espanta agora e pega mais leve no chilique da próxima vez em que alguém falar contigo sobre Tokens Não Fungíveis.


punky e o cerebro nft
Tecnicamente,

os NFTs são registros em banco de dados e mais nada - Como o seu CPF ou seu bilhete de loteria. Só que, neste caso, é um registro ultra-seguro. Quase impossível de hackear mesmo.

Tem um monte de outras implicações técnicas pra isso mas…

Ah... deixa pra lá.


Popularmente,

NFT é um bando de idiota que compra figurinha .jpg (E, de certa forma, o povo tem razão.)

Tem um monte de gente que se ferrou comprando NFTs e outro monte de gente que ficou bem rica também. Estes, aliás, curtem a vida hoje de boas nas Bahamas enquanto você fica aí xeretando a vida dos famosos nos stories do Instagram.

Tem idiota pra tudo.


Ideologicamente,

é a chave para uma sociedade mais igualitária já que, com os NFTs, a gente pode ser dono do conteúdo digital que a gente publica. Assim, ao invés de você encher o rabo do dono do Instagram de dinheiro, você pode faturar tudo pra si, ou encher os bolsos de outras pessoas desde que caiam uns biro-liro na sua conta também.


Artisticamente,

os NFTs são registros de autenticidade de obras de arte digitais, e com eles os artistas digitais podem agora vender suas criações para o mundo inteiro.

Tem muita porcaria vendida como NFT Art? Sim.

Tem porcaria vendida de tudo quanto é jeito, irmão. Não precisa de tecnologia pra isso.

Estude sobre a arte, torne-se uma pessoa melhor e aprenda a diferenciar porcaria de coisa boa.


DeFimente*,

os NFTs devem transformar completamente nossa vida financeira pois sua tecnologia permite que a gente movimente dinheiro sem ter que passar por um banco. Pode parecer loucura mas a mudança é cabulosa mesmo, assim como foi a nossa virada do cheque assinado para o pagamento via PIX.

Tecnicamente falando isso tem mais a ver com os TOKENS FUNGÍVEIS do que os TOKENS NÀO FUNGÍVEIS, mas vamos deixar essas partes chatas pra aquela gente esquisita que fica falando disso na internet todo dia.


(*) É "defaimente" que a gente fala, por que vem do inglês. Não diga "defimente", com som de "i", se não todo mundo vai pensar que você é burro.



Mitologicamente,

os NFTs vieram para te garantir liberdade plena graças à auto-custodia dos seus ativos financeiros.

(Traduzindo, sem ninguém metendo a mão no nosso bolso, seremos livres para sempre.)

Bom, o último mito que passou por aqui queria acabar com a pandemia de Covid dando cloroquina pra uma ema.

Não vou nem discutir.

Próxima.


Degeneradamente,

os NFTs são ativos financeiros negociados em um tipo de “bolsa de valores digitais” onde, assim como nas bolsas de valores tradicionais, as pessoas ficam muito ricas ou muito pobres todos os dias.

Esse universo é chamado de Cultura Degen e, sim, tem bastante pai de família sustentando a casa com um bagulho desses. Aprecie com moderação, Keep Calm and Vida Loka.


Gamicamente,

os NFTs servem pra gente comprar arminhas, skills e skins nos videogames de um jeito que eles pertençam a nós mesmos e não à Sony, à Microsoft ou ao Steam. Assim você pode vender suas skills pra outros jogadores ou trocar de plataforma levando tudo contigo para onde quiser jogar.

É irado, mas a comunidade gamer odeia porque não entende porra nenhuma do assunto.



Religiosamente,

os NFTs são coisa do demônio.

A Joana D’arc também foi e você viu no que deu, né? Depois de ir pra fogueira virou santa.

Os NFTs parecem estar indo pelo mesmo caminho.


Ticketamente,

os NFTs podem se tornar o ingresso perfeito para todo tipo de lugar e evento. De show do Guns,n Roses no Rock in Rio à carteirinha da facul ou crachá da firma.

As vantagens são a altíssima segurança, a transparência e a facilidade de controle nas transações.

A desvantagem é o monte de hater murrinha implicando na internet depois.


SUSmente,

os NFTs são usados para registrar os nossos dados médicos no Sistema Único de Saúde brasileiro atualmente. Todas as nossas carteirinhas de vacinação, por exemplo, são hoje armazenadas com essa tecnologia e o RG Digital no BR vem por essa mesma trilha.

Só dá problema se você tentar falsificar 60 registros de vacinação pra entrar ilegalmente nos EUA em suas férias de família na Disney. Aí, meu irmão… pensa numa merda.


Metaversicamente,

os NFTs são todo tipo de coisa que a gente possa usar ou vender nos metaversos. Sua casa, terreno, móveis, roupas, acessórios, carros, tickets de acesso… Tudo que você pode ter, comprar ou vender nestes universos digitais fica registrado em NFTs.



Cartoricamente,

os NFTs substituem todos os nossos documentos físicos por versões digitais ultra-seguras e transparentes.

A certidão de nascimento, a escritura da casa, reconhecimento de firma, os registros contábeis, tudo poderá ser registrado via internet e autenticado pelas máquinas sempre que for preciso.

Se for feito direitinho, a gente nunca mais vai precisar reconhecer uma firma em cartório ou traduzir um diploma pra usar no exterior, pois os sistemas do mundo todo poderão “conversar entre si” e autenticar nossos acessos onde for preciso.

Se for feito avacalhado, vai resolver alguns problemas e criar outros.

Oremos.


Divertidamente,

os NFTs são uma das tecnologias mais revolucionárias e estigmatizadas que já criamos. Um retrato de nosso tempo tanto em seu poder transformador, quanto pela nossa incrível capacidade de se confundir com bobagens dificultando a vida de todo mundo.

Se foce for burro que nem eu, informe-se.

Conheça e amadureça suas perspectivas. Nossa vida e nossa profissão estão sendo fortemente impactadas por esta e outras tecnologias.


Se você for inteligente que nem a galera nos stories do Instagram, salve o planeta.


Partiu. 👊🏼



 
Saiba Mais sobre Rio Frenz



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page