top of page

Posicionamento de Marca na Web3 | DIY

Atualizado: 12 de mar.

Estratégia na Prática | Trilogia Branding para Web3

 
posicionamento marca branding web3

imagem: midjourney

Resumo:

  • Como encontrar nichos de mercado.

  • Mapeando um nicho para seu projeto Web3.

  • Algumas oportunidades e ameaças que podem te ajudar na Web3.

  • Estudo Prático - Como defini o posicionamento do meu projeto pessoal - Rio Frenz.

 

Olá amigos!

2023 foi pedreira para o mercado Crypto mas incrível para a construção do Rio Frenz, já que as subidas e descidas extremas do foram o laboratório ideal para modelar nosso projeto e abrir 2024 com as mãos na produção.


Para fechar o ano bem chique, decidi escrever uma trilogia sobre o tema mais pedido entre os colegas aqui: BRANDING PARA WEB3.

3 artigos vão descrever em detalhes os assets de Branding que criei para Rio Frenz - tudo na real - com dicas para você também implementar o seu projeto:



Perdeu os outros artigos? Confere todos aqui:

  1. Posicionamento de Marca na Web3: Como definir estrategicamente o nicho e o papel de seu projeto no mercado.

  2. Storytelling de Marca na Web3: Detalhando persona, arquétipo, laddering, storytelling e associações de marca.

  3. Logo e ID Visual na Web3: Detalhes para uma boa logo, seus assets visuais e as principais trends estéticas na Web3.

Todas estas ferramentas já foram experimentadas com sucesso ao longo de minha vida pré-Web3 e adaptadas às demandas desta nova revolução digital. Segura, que só tem filé.
 


O que é Posicionamento de Marca?


Vamos abrir este especial com a primeira análise estratégica para uma marca - e talvez a mais importante delas. Afinal POSICIONAMENTO EM BRANDING é analisar o mercado e definir: O que você vai fazer e para quem quer trabalhar.

O ambiente Web3 é repleto de núcleos que a gente conhece bem:
nichos web3

Quando estes núcleos se cruzam, criam nichos de mercado:

nichos web3

Estes e muitos outros...


Os nichos de lucro/sucesso mais rápido ou fácil normalmente estão lotados de concorrentes - como o de mídia sobre investimento em crypto, por exemplo. O ideal é encontrar um cruzamento pouco explorado e com bom fit no que você faz de melhor.


A VOLVO escolheu se posicionar como O CARRO MAIS SEGURO DO MUNDO para as pessoas com alto padrão de vida. Neste nicho - dos pais que carregam seu maior tesouro nos bancos de trás - a sensualidade encantadora da Ferrari é irrelevante. A Volvo reina absoluta na segurança para a família.


A APPLE cruzou os eixos de Tecnologia e Design para se posicionar como uma peça de luxo em inovação: “Think Different”.


No alvorecer dos motoristas por aplicativos, a 99 TÁXI escolheu tornar-se o Uber para quem tem menos grana. Pagava um percentual maior ao motorista e informava destino já no pedido da corrida. Assim, quem morava na favela não tinha sua corrida cancelada 20x até encontrar um motorista que topasse a viagem.


Nas marcas de Web3, estas escolhas também têm relevância:


O COURSED STONE fincou sua espada no cruzamento entre os tradicionais Games RPG e a inovação da Ownership Economy: Diversão para quem gosta de Web3 e direito de propriedade sobre seus assets para que gosta de games.


A YUGA LABS posicionou os Bored Apes como seu “Clube dos Ricos” na vanguarda dos NFTs. Com suas festas privativas e o deboche característico, quem carrega um Ape em seu PFP entrar na festa como “Rei do Camarote” na Web3: Me respeite, pois eu tenho poder.


Já a PICNIC fez um caminho parecido com o da CVC: Assim como a gigante do turismo abriu as portas dos resorts para quem pensava que isso era coisa de granfino, a startup brasileira oferece investimentos e transações crypto com a simplicidade de 1 click para quem não se interessa pelas complicações do DeFi.

Posicionando Rio Frenz

Vamos para a prática? Eu confesso: É difícil posicionar um negócio num mercado que muda tanto e tão rápido. Mas, durante 1 ano mirando acima das manchetes neuróticas que pipocam todo dia, 2 tópicos me chamaram a atenção:


Nativos Casca-Grossa X Normies & Newbies:

De um lado a galera nativa Web3 e apaixonada pelo mercado crypto, onde a oferta de projetos já supera a demanda. Do outro as "Pessoas Normais", alheios à tecnologia, blockchain e outros bichos.


Quick Money X Creative IPs

Neste eixo, um público de olho na especulação financeira e o mercado de curo-prazo: Galera chegada num AirDrop e Quick Money, à busca da próxima crypto-gem. No pólo oposto, o ambiente de criação para longo-prazo: Produções artísticas e IPs - Intellectual Properties - que agregam valor aos produtos à medida que o público se envolve com elas.


Ao cruzar estes eixos abri o feed do Twitter e Instagram, as buscas no Google, as análises do Ubersugest e alguns canais de mídia como NFT Now. A cada startup Web3, artista ou projeto NFT que encontrava, marcava sua posição no gráfico frente aos eixos em que escolhi trabalhar. Analisando o resultado descobri coisas interessantes:



mapa posicionamento marca branding web3

Bolinhas escuras são players em atividade. Bolinhas claras interromperam suas atividades. Os tamanhos vairam em função do tamanho do player. Dados de uma pesquisa pessoal a partir do Google, Twitter, Ubersugest e outros canais. Não encare isso como uma fonte científica.




Quick Money para Nativos Casca-Grossa:

Este nicho está saturado e, apesar disso, recebe novos projetos todos os dias. Pisar aqui é partir pra guerra onde oferta é muito maior do que a demanda. Capriche na munição e energia pois cada centímetro de avanço vai consumir muito de seus suprimentos.


Quick Money para Normies & Newbies:

Um nicho menos cheio, mas um terreno arenoso também. No melhor estilo “Clique aqui e fique Rico”, o volume de especialistas de Instagram vendendo sonho para leigos é perturbador, sabe? - nada contra plataforma, no Twitter e YouTube também tem.

Jogar o game aqui implica superar um pesado estigma de “enganador”. Apesar disso há gente bacana construindo neste setor.


Creative IPs para Nativos Casca-Grossa:

É um setor muito poderoso, com muita gente talentosa criando toda sorte de arte nessa nova fronteira digital. O problema é que os Nativos Casca-Grossa da Web3 não parecem se importar com eles.

Na batalha pela grana no bear-market, os royalties dos artistas foram os primeiros a morrer. Para sobreviver a isso os artistas e projetos despejaram cada vez mais NFTs no mercado, sucateando a produção e saturando a demanda. O resultado foi o colapso deste mercado como a gente conhecia, a “morte” de muitos pequenos artistas e a elitização da cena sob grandes nomes e instituições. Muito similar ao que temos no mercado de arte tradicional, aliás.


Creative IPs para Normies & Newbies:

Aqui, uma coisa me chamou a atenção: O nicho estava quase vazio embora alguns players de peso apostem neste mercado.

Quando isso acontece, indica obstáculos como gate-keepers ou alto investimento inicial. Mas neste caso, há algo diferente e curioso: A galera da Web3 simplesmente ignora quem está fora da bolha. Se arrebanham em seus núcleos fechando olhos e ouvidos às 8 entre 10 pessoas que ainda não conhecem direito os mercados crypto ou de NFT.


As abordagens de Mike Manor, Claynosaurs, Gary Lee, Doodles e da própria Disney neste nicho me instigam. Assim decidi que, em Rio Frenz, vamos criar com recursos e valores da Web3 para pessoas que vivem fora desta revolução cultural. Num escopo mais específico, seremos um Cartoon que toca o coração de quem alimenta o espírito com energia poisitva e carrega o Rio de Janeiro no coração.


Ser importante para menos pessoas é mais valioso do que ser notado por todos.


web3.0

Outros Eixos também me chamaram a atenção.

Podem ajudar no seu posicionamento:

Colecionáveis Saturados:

Apesar de criar a escassez digital, os NFTs se acumulam aos bilhões como os CDs da América Online no alvorecer da Internet. Com oferta muito superior à demanda os PFPs colecionáveis precisam de uma proposta de valor poderosa para sobreviver mesmo no curto-prazo.


Arte para Novas Gerações:

Apesar de ainda marginalizada, a Arte Digital via NFTs dialoga muito melhor com as novas gerações do que o ambiente frio e insípido das galerias tradicionais. Quando este público atingir seu potencial econômico, poderemos viver um verdadeiro boom neste setor.


Barreiras ao DeFi:

O público mainstream guarda muitos receios frente às criptomoedas, e suas dúvidas mais simples - como “A quem posso recorrer se roubarem meu dinheiro?” - são respondidas com retóricas filosóficas e evasivas. Investir em formação de cultura Web3 e numa estrutura regulatória para o setor é fundamental para a adesão em escala ao sistema DeFi.


A Mídia sem Tecniquês:

Apesar de sermos bombardeados com notícias sobre Crypto e NFTs todos os dias, a maioria das mídias informativas tentam explicar como a Web3 funciona ao invés de explorar os benefícios que ela traz à vida das pessoas. Poucos textos são inteligíveis aos meros humanos. Quem descobrir como levar as notícias de dentro de uma forma compreensível ao público de fora pode encontrar um grande oceano azul na Web3.


Beleza. O que a gente faz com isso?


Traçado o seu Posicionamento, a regra é simples: Avance o máximo possível no quadrante escolhido e torne-se cada vez mais importante para seu público.


Preço Posiciona Produto

Não dá para vender um NFT por 10 dólares e chamar isso de que lendário, raro ou de luxo. Estes nomes viram alegoria apenas. Da mesma forma, vender um curso popular sobre NFTs a 200 dólares e suicídio.

O preço é uma das provas mais contundentes de mercado ao posicionamento de produto. Lembre-se disso ao definir seu preço.


Blockchain Posiciona Produto

Quando nosso associamos a quelquer marca, nós herdamos parte de seus atributos - saiba mais sobre isso em nosso próximo post, sobre Storytelling de Marca.

A Ethereum se posiciona como um "pelotão de elite" entre as blockchains. Redes de Layer 2 como a Polygon se caracterizam por eficiência em baixo custo. Outras como a Solana são marcadas pelo forte senso de "irmandade'" em suas comunidades.

Ao mintar nossos NFTs nestas redes, herdamos parte de seu caráter. A clareza sobre o posiciomaneto de seu projeto é muito útil ao tomar decisões como esta sobre a rede onde ele deve rodar.


Embora ainda não tenhamos definido a rede, o posicionamento de Rio Frenz -como uma IP Criativa de Cultura Web3 para Normies e Newbies (novos adeptos da revolução digital) já nos leva a algumas decisões:


  1. Furando a Bolha-Social: O diálogo sobre Web3 encolheu junto com a sua “rede-social materna”: o Twitter. Como um público a cada dia menor e mais enviezado ideologicamente, a rede tornou-se uma câmara de eco onde os nativos de crypto conversam entre si sobre suas visões de mundo apenas. Para me encontrar com os Normies e Newbies, tenho que direcionar minha comunicação a outros canais.

  2. Produção Audio-Visual: O Rio em si é uma marca poderosa. E o uso de sua energia positiva como porta de acesso à Web3 ganha força agora. É hora de buscar conexões com catalisadores da cultura carioca e da produção audio-visual e explicar de que maneiras isso pode ajudar na formação de cultura para a Web3.

  3. Merchs: Projetos Web3 já optam por vender produtos da marca, mas aqui eles assumem valor estratégico com seu poder de conexão do público com IPs de economia criativa. Não se espante se vir souvenirs ou ma linha “Moda Praia Rio Frenz” despontando por aí.

  4. Cultura Web3 for Business: “Resolva os problemas de quem tem dinheiro e seja feliz.” Empresas que utilizam a tecnologia blockchain também terão dificuldades para alcançar o público que hoje está fora da Web3. Rio Frenz pode ser um baita aliado na difusão desta cultura, o que abre um importante canal para a monetização de nosso trabalho.


Quando devemos fazer Análise de Posicionamento?


Se vai lancar uma coleção apenas, não vale o esforço. Uma avaliação breve do mercado já basta.

Mas se você prentende construir para o médio prazo (1 ~ 5 anos) ou mais, cada decisão acertada agora vai te poupar muita grana e esforço logo adiante.

Errou no posicionamento?

Pivote o negócio até encontrar seu market fit.


Principais Erros de Posicionamento na Web3.


  1. Cópia-Pirata: Imitar coleções para surfar no sucesso de outros projetos pode até trazer lucro fácil a princípio, mas te posiciona como produto secundário ou biscateiro oportunista.

  2. Promessa Furada: Prometer uma solução fácil que é difícil de utilizar, gerar expetativa de altos ganhos que não se consolidam ao final. Na pressão da propaganda que “gere resultados” (vendas) este é um dos erros mais fáceis de se cometer.

  3. Discurso Bonito: Projetar posições que ficam lindas no seu projeto de marketing, mas são absolutamente irrelevantes para seu público na prática.


O Maior Acerto que podemos atingir em Posicionamento.

Acontece quando juntamos 2 CONCEITOS já conhecidos plo público criando 1 NOVO SLOT VAZIO para nossa marca na mente das pessoas.

  • Pizza + Veganismo = A melhor pizza para o publico vegano.

  • Transações Crypto + Praticidade = O App mais fácil para comprar e vender Crypto no mundo.

  • Cartoon + Web3 = Cartoons for the Web3 Culture.

Se você conseguir se firmar desta maneira, antes de qualqer concorrente. torna-se o TOP OF MIND da categoria.



 


Bora ganhar Presente de Natal?

[Promo Encerrada: Em breve teremos os resultados fazendo bonito por aí na Web3]


É isso aí, galera! Neste fim de ano quero dar um presente à nossa comunidade Web3 BR em retribuição ao acolhimento e à experiência tão rica e receptiva que tive aqui em 2023.. 🙌🏼🎅🏼🤩


Vamos desenvolver

01 PROJETO PROFISSA DE BRANDING PARA A WEB3

para um criador ou empresa bacana de nosso ecossistema brasileiro.

Kit completo! Com todos os assets abordados nesta trilogia de fim de ano.

Partiu?


Quem pode concorrer? Qualquer PLAYER DO ECOSSISTEMA WEB3 BRASILEIRO que já tenha um projeto em andamento ou quer começar agora perspectivas de médio ou longo prazo (1 ano ou mais). Pode ser um Game, App, Artista, Comunidade, Profissional... qualquer particpante de nosso ambiente Web.
Como concorrer? Acesse nosso POST DA PROMO no TWITTER e diga: Que MUDANÇAS você ou seu projeto Web3 promovem na vida das pessoas? Por que vocês é importante para o mundo? Vou selecionar as 4 RESPOSTAS MAIS INTERESSANTES e abrir a escolha final para votação pública numa ENQUETE DO TWITTER que termina na NOITE DE NATAL. O vencedor leva nosso presente junto com um abraço do Papai Noel. 🎅🏼
 O que inclui o prêmio? ✅ Análise de Posicionamento; ✅ Estudo de Arquétipo de Marca; ✅ Storytelling; ✅ Laddering e Associações de Marca; ✅ Logo e padrão de Identidade Visual.
Se liga no Cronograma: Temporada de Inscrições ao Prêmio: De 10 a 16 de dezembro. Votação: De 17 a 24 de dezembro. Anúncio do Resultado: 24 de Dezembro. Na noite de Natal!


 

Partiu Parceragem?


Tenho notícia boa:

Está aberta nossa temporada Parceria Topzêra para botar o bloco na rua e rodar o mundo com Rio Frenz!

Você manda bem em ilustração, desenho, ou animação 2D e 3d?

Gostou de nosso projeto e quer fazer parte disso?

Fale com a gente pelo nosso e-mail e partiu Moon!


 
Saiba Mais sobre Rio Frenz









82 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page