top of page

Spaces Brasil : O Metaverso que deu certo

Atualizado: 24 de jul. de 2023

Como a Web3 BR ganha forma num caldeirão de dúvida, técnica, experiência e muito pitaco.

 

imagem: pikisuperstar no freepik

Resumo:
  • Spaces começaram gringos e logo se tornaram verde e amarelos;

  • Regras do Jogo + Spaces de Web3 x Web2;

  • Founders na cara do Gol: A vitrine ideal para todo projeto NFT;

  • Calendário Semanal dos Spaces BR.

 

Há um tempo atrás um novo mundo de internação digital foi anunciado:

"BORA METAVERSO!!!"


Vamos combinar: Foi divertido quando todo mundo começou a bater cabeça rumo a uma coisa que ninguém sabia exatamente o que era. 😅

Já o desfecho não foi tão legal assim…

A tecnologia limitada jogou um balde de água fria no Metaverso deixando muita genbte que nem pinto molhado.


Enquanto isso surgiam umas bolinhas no alto da tela do Twitter.

Eram os Spaces!

Salas de bate-papo em áudio, dentro da rede social.



No começo havia o pó, chuva-ácida e vuclões

Ou quase isso... No começo, só havia gringos mesmo.

Se acha que estamos exagerando é porque não teve que aprender sobre blockchain de segunda camada com um Degen bêbado do Wyoming.

Um monte de PFP (NFTs nas imagens de perfil nas redes sociais) discutiam sobre Web3 com sotaques do mundo inteiro. Gente meio doida na sua maioria, mas muito esperta.


Um belo dia (ou noite), pintou uma conversa em português brazuca.

Dali pipocaram outras, mais outras e, para a surpresa de muitos, muitos PFPs que ilustravam aqueles Spaces na gringa eram, na verdade, BRAZUKAS com um inglês bem chique.

Nascia ali, a Comunidade Web3 BR.


É como aquele congresso onde você encontra as pessoas mais incríveis,

aprende e faz networkings excepcionais.

Só que todo dia na sua casa.


Qualquer pessoa pode entrar para ouvir um Space.

O Kit Audiência vem com emojis (pra bater palmilha marota pros amigos) e um chat para perguntas.


Gostou? Quer participar?

Levanta a mãozinha educadamente e o Host (o “dono" do Space) te “sobe" como orador.

Ganhou a confiança da galera?

Pode ser convidado a Co-Host: Um tipo de “Mão do Rei” no Game of Thrones, que dá seu help na condução da parada e segura o Space no ar no caso de uma "bugada" no celular do Host.

Bugadas, aliás, acontecem o tempo todo. Mas releve... Afinal o Twitter é uma rede "pobríssima", tá rodando com -50% dos funcionários e geral tem que dar uma força pro Tio Musk.


Quer mostrar algo bacana para o povo?

É só "pinar" pra gente. (Fixar um post ou link na tela pra ilustrar o que você está falando.)

Não sabe fazer isso? Relaxa.

Gritar "Alguém me diz como é que pina?” já é um clássico dos primórdios da Web3, que nem ser banido do IRC no período jurássico da Internet.


Com essas regrinhas na mão, vc já está apto a ecarar os Spaces, like a Boss.

Os Spaces são o resgate do conceito fundamental de Rede Social, onde pessoas se relacionam com pessoas, e não com marcas, influencers e anúncios num projeto fake de si mesmas.

O grau de popularização da voz e das informações é fenomenal.

Nada parecido com os vídeos roteirizados dos influencers no You Tube (Muito bons também, aliás! ❤️)

Nos Spaces, escondidos atrás dos PFPs, temos diretores e operadores, artistas e flipadores, iniciantes e veteranos, todos num patamar de igualdade que o julgamento de nossos olhos jamais nos permitiria quando em uma conversa tête-à-tête.

É suco de Vida Real: A gente aprende com quem faz.

Sobre as resteiras de hoje pela manhã e a tacada de mestre ontem à tarde.

De repente, estamos ouvindo 2 operadores crypto debatendo o submundo do mercado financeiro como numa mesa de bar, com verdades que jamais seriam ditas em nenhuma revista de economia.


Para quem CRIA, DESENVOLVE e EMPREENDE, isso é FENOMENAL.


Spaces também tem Calouro

É fácil reconhecer quando alguém é novo na jogada, veio do Instagram ou traz a Web2 correndonas veias:

2 ou 4 pessoas muito bacanas pintam como Oradores, batem aquele papo show, agradecem a presença e até a próxima.


Já nos “Spaces da Gema", é diferente.

TODO MUNDO é convidado a participar:


"Alguém vai subir pra me ajudar nesse assunto???

Bora lá! Não deixa a gente falando sozinho aqui não!!!"


Não importa se o orador é um anônimo ou celebridade. Todo mundo é bem-vindo.

Elon Musk, por exemplo, passou 2 horas respondendo dúvidas pra galera num Space sobre o futuro do Twitter.

Também não tem essa de Press Agent.

Seja o projeto gigante ou micro, quem fala com o público é o fundador, o ilustrador, o gestor de comunidade.

Nada de intermediáriois.


Essa relação tão próxima e humanizada entre criadores e comunidades expõe os negócios e marcas a uma vulnerabilidade não vista na Web 2.0.

Se expor tão humanamente como gestor é um desafio e requer aprendizado.

Você acerta e erra na frente de trodo mundo.


Por outro lado, males comuns como o “cancelamento digital” não tem espaço quando há pessoas e não perfins digitais à frente das empresas.

O discurso de ódio aparece por vezes. Mas quando isso acontece, uma comunidade inteira se une em defesa dos seus membros, numa mobilização de fãs que marcas gigantes do mercado Web2 jamais conseguiram alcançar.


É sério:

Uma nova maneira de se se FAZER NEGÓCIO está nascendo aqui.


🗓️ Agenda Semanal


A qualquer momento pode pintar um Space. Mas alguns têm horários fixos e trazem seu tempero às noites da galera. Algo do tipo “Hoje tem fogo no parquinho, amanhã tem paredão e, na quinta, prova do líder”.

Confira alguns que já conhecemos.


 

Segunda-Feira

  • Em bom Português 🇵🇹 | às 17:30h com Em bom Português @EmBomPortugess Começamoscom nossos amigos de Portugal neste grupo de de crypto-entusiastas com educação financeira e experiências pessoais na Web3. Ótimo para se inteirar da cena Européia com os amigos de lá. OBS: Space-Salada de Brazuka e Portuga é TOP!

  • This is not an NFT | às 19h com hermesgoodgod.eth @HGoodgod Cioffi @cioffiVictorETH Hermes é redator e criador de Lore para Web3: Histórias, lendas e universos que trazem significado e profundidade a projetos NFT. Victor Cioffi é o clássico brazuka japonês, esperto demais e engajado no movimento Web3 do BR. Atuante em comunidades como NFTFY e Bankless, voldados a DeFi. Os dois gostam de desvendar alguns mitos junto com convidados.

  • Alpha dos Iluminados | às 20h com Iluminado @IluminadoNFT É focado no Papo Degen, com informações privilegiadas de mercado para compra e venda de NFTs. Quer dicas quentes do mercado e como pensam os flipadores? Este é um bom lugar para começar.

  • NFTFY | às 21h com NFTFY @nftfyofficial A NFTFY oferece inovação em soluções voltadas à Web3. Seu time brasileiro traz informações TOP para quem está chegando no mercado, criadores Web3, além de capacitação no setor. Uma galera bastante engajada com abordagem muito profissional.

 

Terça-Feira

  • It’s five o’clock somewhere! Musica e NFTs | às 17h [NOVO] 💝 com Halleluiah @Halleluiah_xyz Halleluiah é um Marketplace de Músicas na Web3. (Vale confeir!) Assim, este é um Space dedicado aos Criadores do segmento da Música e seu onboarding no universo dos NFTs. É o único, até o momento, dedicado a às artes musicais. 🎶

  • Embrasa | às 18h com Coletivo Brashill @BrashillNFT Cale @eduardocalegari A Brashill é um coletivo de artistas que dá suporte àqueles que decidem se aventurar na Web3 vendendo subras obras em NFTs. São focados em obras 1:1 (de tiragem única), fotografia e outras manifestações da arte. Aqui você enxerga o mercado pelos olhos dos artistas.

  • Alma DAO | às 19h com Alma DAO @WeAreAlmaDAO A Alma DAO é um tipo de fundo de investimentos em projetos de inovação na Web3 do Brasil, formado por nomes de peso no mercado tradicional de marketing, comunicação e tecnologia para grandes marcas. Este é o lugar ideal para conhecer como o mercado mainstream e as grandes marcas têm se relacionado com a Web 3.0.

  • Bate Papo Web3 Metadex | às 19h [NOVO] 💝 com Metadex @Metadex__ A Metadex é uma comunidade Aplhas de NFTs e Games. Uma galera com experiência no Trade trazendo bate papo descotraído sobre Alphas e as movimentações do mercado. O destaque aqui é para o conteúdo sobre Games, menos abordado no circuito tradicional BR. Vale confeir!

  • Brasil Tezos | às 19:30h com Brasil Tezos @BrasilTezos Esta é a comunidade dedicada à blockchain Tezos no Brasil, reconhecida como o lar de muitos artistas brasileiros (especialmente no segmento 1:1) e como porta de entrada de muitos colecionadores, pelo grande número de obras com preço acessível. A cada semana você conhece um tipo de arte/artista diferente.

  • Los Spaces | às 20h [NOVO] 💝 com lipebit.eth @liipebit Lipe e seus companheiros tem histórico no Trade de NFTs e criptomoedas. (1 ano em Web3, já é dinossauro. 🦕 Blz, galera?) Com essa experiência eles trazem análises do mercado e de coleções com uma característica muito interessante: Os Holders das coleções é quem são convidados para debater o tema.

  • Empreendendo na Web3 | às 21h com Rodrigo Eloi @RodrigoEloiETH Bani @BaniMonteiro Conduzido por 2 artistas muito engajados na Web3, este é um Space onde se debate arte e empreendedorismo digital das formas mais amplas que se pode imaginar. De domínios .ENS até terapia de grupo (porque juntar um monte de artista numa sala por 3,5 horas não é bolinho).

  • Hermes only Fam's | às 22h com hermesgoodgod.eth @HGoodgod um Space de nosso amigo Hermes, desta vez em inglês. Sim, nossa proposta aqui é de Spaces em português apenas, mas vale o destaque do nosso amigo que, uma vez por semana, também debate nossos temas em inglês com toda a gringa, live from Brazil.

 

Quarta-Feira

  • Fala Tu - Entrevistando Colecionadores | às 18h [NOVO] 💝 com Bani @BaniMonteiro Sun @SUN4_sol Ambos são artistas. Bani muralista e Sun fashion designer. Aqui o bate-papo é com os Colecionadores de Arte e NFTs 1:1 (com tiragem única). Boa dica para aproximar os universos de quem produz e quem compra arte digital no BR, conhecendo tudo que valoriza artista e obra no mercado.

  • Descomplicando NFTs | às 20h com Liége Müller @LiegeMuller Jana @TheJanaNFT Liége é atriz e artista digital. Jana é promotora do movimento Web3 em diversos âmbitos. As duas também produzem o PodBah, um talkshow da Web3 no Youtube. Este Space traz temas do cotidiano de forma acessível a quem chegou agora na Web3 (tipo todo mundo). Conta também com análises privilegiadas de mercado como as do amigo e colecionador Litterio.ETH

 

Quinta-Feira

  • Papo de Bar - NFT & Crypto | às 20h com Recycle the Land @Recycletheland É uma das mais forte e ativas comunidades nos Spaces, conduzida pelo Rogério, com experiência em mercado financeiro, e trade de cryptomoedas e NFTs. Aqui os temas do cotidiano são debatidos sob uma perspectiva de grupo: "Como podemos construir juntos um futuro sólido para a Web3 no BR?" Além disso, no Papo de Bar a regra é: Abra sua bebida preferida e bote a boca no trombone (todo mundo junto). Aliás, estes Spaces NÃO são gravados, assim você pode chorar as pitangas sem deixar rastros para a posteridade. Diversão garantida.

 

Sexta-Feira

  • Sexta Iluminada | às 20h [NOVO] 💝 com Col7 @simpatiadpaiva Pedro.log () @Pedrocar06 2 colecionadores de NFTs e seus convidados analisam os gráficos do mundo crypto na semana. Para geral conhecer as principais movimentações do período, desmpenho das criptomoedas e coleções NFT, além das dicas quentes no setor, bem no estilo trends do mercado financeiro.

 

de Segunda a Sexta-Feira

  • Café com NFT | às 11h com Jogadô de NFT @JogadoDeNFT Sim, é coisa de maluco, mas tem Café TODO DIA de segunda à sexta. Mais um motivo pra gente dar uma força e pintar por lá sempre que puder e ouvir conversa bacana antes do almoço. Jogadô vem do YouTube com um canal bem sucedido sobre NFT Games e trade. Como transita com facilidade por diferentes universos, seus Spaces fazem a conexão entre os mundos de quem compra e de quem cria NFTs. PS: Às vezes precisa terminar mais cedo pra cortar o cabelo. Mas é como falamos: Web3 não tem acessoria de imprensa. É vida real, todo mundo na bucha.

 

OBS: Esta é uma pesquisa independente. Caso você deseje inclur seu Space nesta programação ou corrigir alguma info, por favor fale com a gente no Twitter que atualizamos tudo. Certo? 😉✌🏼



Por fim, os Spaces são "a grande praça pública" onde as pessoas no Brasil se reúnem para falar sobre NFTs.

Um canal que se insere como ENTRETENIMENTO na vida das pessoas.

Como um programa de TV que mantém as pessoas ligadas por 3 horas ou mais nas noites de terça, só que você pode participar da conversa também.

Num canal assim, o poder de capilarização de conhecimento e cultura é gigante.

Dado o seu grau de popularização e acesso democrátivo, os Spaces nos trazem o retrato mais fiel do movimento Web3 a todo instante.

Ainda sentimos falta de outros atores neste palco. Principalmente aqueles mais ativos no mercado maistream.

Isso talvez comece a mudar quando as pessoas perceberem que os Spaces são, de fato,

o Metaverso que deu certo.


 
Saiba Mais sobre Rio Frenz


70 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page